quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DESCOBERTO BURACO NEGRO MAIS MACIÇO QUE NUNCA


Astrônomos anunciaram que descobriram o buraco negro mais massivo já encontrado. O gigantesco buraco negro maciço  está em uma pequena galáxia que é de aproximadamente 250 milhões de anos luz da Terra. Os astrônomos calculam que o buraco negro super maciço tem uma massa equivalente a 17 bilhões de sóis.
O buraco negro está localizado no interior da galáxia NGC 1277 encontrado na constelação de Perseus. O buraco negro supermassivo compõe 14% da massa da galáxia hospedeira. De acordo com os astrônomos, o buraco negro típico representa apenas 0,1% da massa de sua galáxia hospedeira.
Cientista Carl Gebhardt, da Universidade do Texas, em Austin, disse, "este poderia ser o primeiro objeto de uma nova classe de galáxia blackhole-sistemas." Os astrônomos dizem que o buraco negro supermassivo é cerca de 11 vezes tão larga quanto a órbita de Netuno em torno do Sol em nosso sistema solar. Curiosamente, a incrível massa do buraco negro estava tão longe da faixa do normal que a equipe de cientistas que descobriram que levou um ano para verificar suas descobertas antes de submeter o trabalho de pesquisa para publicação.
O concorrente mais próximo para o tamanho vem da galáxia NGC 4486B. Essa galáxia tem um buraco negro que faz com que 11% de sua massa bojo central. A pesquisa, publicada pelos astrônomos que descobriram o buraco negro supermassivo no NGC 1277 pode ser encontrado na última edição da revista Nature, que está disponível hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário